6 óptimas dicas para lidar com pessoas arrogantes


- Meryl Streep encarnando brilhantemente uma pessoa arrogante no filme O Diabo Veste Prada -



Parto do princípio de que você, caro leitor, não se acha uma pessoa arrogante. Portanto, se este artigo chamou a sua atenção e você decidiu lê-lo é porque, provavelmente, conhece alguém que é tão arrogante que pensa ser Deus. Ou então que pensa ser maior que o mundo. Estou errado?

Infelizmente existem muitas pessoas assim, com quem lidamos diariamente, tendo nós de descobrir a melhor forma de comunicar com elas. Seja um membro da sua família, do seu emprego, da sua escola, ou até aquela pessoa que se sentou ao seu lado num transporte público, por exemplo.

Nós somos seres sociais, por natureza, e como tal, temos de conviver e lidar com todo o tipo de pessoas no nosso quotidiano.

Pode ser mesmo muito difícil lidar com pessoas arrogantes. Elas acreditam pouco nas capacidades dos outros e nutrem pouco respeito pelos seus sentimentos. Tendo dito isto, até soa praticamente impossível enfrentá-las mas...existem algumas maneiras que eu gostaria que você conhecesse.

INSTRUÇÕES:

1. OLHE-A CARA A CARA
Não se sinta intimidado com nada que essa pessoa faça ou diga, só para o fazer sentir-se mal. Permaneça firme e olhe-a bem nos olhos. Faça-a ver a sua insatisfação. Você não tem que se sentir pressionado por alguém que, claramente, não é sensato. 

2. NÃO FUJA 
Não faz sentido fugir de homens e mulheres arrogantes. Não tem como evitar. Eles são frustrantes, eu sei, e por vezes impossíveis de se lidar (principalmente as figuras de autoridade). Resista e não se deixa atacar quando tiver que confrontar uma pessoa assim.

3. DIGA-LHE O QUE SENTE
As pessoas arrogantes comportam-se e pensam que sabem tudo. Esse é o seu principal problema. Diga-lhe o que você pensa, liberte o que tem para lhe dizer. Ela pode nem ouvir os seus conselhos ou sugestões, optando por continuar a sua arrogância. Mais cedo ou mais tarde, quem acaba por sofrer as consequências é ela, não se preocupe.

4. MANTENHA-SE NEUTRO
Estas pessoas de "nariz empinado" comportam-se como pessoas muito influenciáveis, dizendo ter muitos amigos em seu redor. Muitas vezes, se as analisarmos bem, são inseguras e solitárias. Você pode acabar por ter pena de uma pessoa assim. No entanto, não aja contra elas com sentimentos de raiva e vingança. Isso só o irá prejudicar. Mantenha-se neutro e calmo. Não seja explosivo. Isso não o vai levar a lado nenhum.

5. EXPLIQUE-LHE OS BENEFÍCIOS DE ESTAREM JUNTOS
Se você se sentir confiante o suficiente para falar com essa pessoa e pedir-lhe, delicadamente, que não seja tão arrogante, vá em frente. Mas prepara-se para uma discussão, se for caso disso. Quem sabe, talvez se faça luz na cabeça do arrogante, portanto até é uma boa ideia de lhe dar um tempo para mudar. Explique-lhe os benefícios de trabalharem juntos ou estudarem juntos, em nome de uma boa causa. Se vocês tiverem objetivos em comum, saliente-lhe a importância de manter uma relação cordial e positiva entre vocês.

6. IGNORE-A COMPLETAMENTE
Os arrogantes podem ser pessoas extremamente irritantes, que gostam de o humilhar toda a hora, tratando-o como incompetente. É difícil lidar com esta questão, eu sei (eu próprio já passei por muitas situações destas durante o meu percurso de vida). Portanto, o meu conselho é: ignore essa pessoa sempre que puder. Não se deixe aborrecer e faça-a ver isso mesmo. Eventualmente, essa pessoa arrogante vai perceber que não o consegue derrubar e irá perder cada vez menos tempo a chateá-lo.

DICAS E AVISOS

1. Não tente ser seu amigo mas não também não seja seu inimigo. Tratando-o com a mesma arrogância só vai fazer com essa pessoa piore o seu péssimo comportamento.

2. Não se esforce demasiado a impressionar alguém que está, claramente, com o "rei na barriga". Lidar com pessoas arrogantes requer confiança em si próprio. Não entre em depressão por causa delas. Não vale mesmo a pena.

Desejo-lhe boa sorte e que seja muito feliz. Se quiser, deixe um comentário relatando a sua experiência. Pode ser que ajude alguém, também. Obrigado!

Se gostou clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe este artigo com os seus amigos no Facebook.

25 comentários:

Maria... disse...

Hoje me deparei com uma pessoa arrogante, no começo da conversa me assustei, mas mantive o meu tom de voz e demonstrei que estava segura no que eu falava, notei que durante a conversa a pessoa foi se desarmando e pude terminar a conversa com um "muito obrigado pela sua atenção",ele respondeu educadamente "de nada e até logo", acho que me sai bem :D

Wolf disse...

As maiores arrogâncias vem revestidas de uma fina camada de humildade! As pessoas mais arrogantes e orgulhosas são aquelas que aparentam ser as mais humildes. São aquelas que evocam o trabalho em equipe mas não escutam o que a equipe diz! Frequentemente acusam outros de arrogância e até conseguem convencer os mais próximos de que fulano e fulana é quem tem o rei na barriga! Só pra terminar frequentemente pessoas bem resolvidas são tidas como arrogantes por pessoas que são mau resolvidas!

Verbenne disse...

Eu acho que não vou ter tanta sorte. Nesses dias tive uma péssima experiencia com um professor arrogante meu. Fui expulsa da sala de aula por motivo bobo e antes disso ele me humilhou na frente de todos. Agora esta me obrigando a fazer um pedido de desculpas. Não sei como faço isso.

Đιทhσ disse...

eu sou ignorante assumido, e se agir exatamente conforme estes conselhos, lhes garanto que encontrará com o fracasso, faça tudo que o "ignorante" te peça, se é mulher de um deles, dê sexo até saciá-lo, somos o mais próximo que podemos ser de caçadores, nossa natureza é assim por mecanismo de defesa, talvez não tenhamos evoluído pra nova geração. Somos pessoas de bem, apenas vivemos intensamente. alguns, além de ignorantes, são idiotas, acontece comigo às vezes, aí vale a dica de 'ignorar', mas cuidado, isso pode desencadear um universo de conflitos, se houver outros sentimentos envolvidos (pirraça/desdém/egoísmo ou qualquer outro sentimento vaidoso) esqueça essa opção, ignore mas não faça pouco caso, mantenha-se atento(a) aos interesses do parceiro, amigo, chefe ou o que quer que seja.

Dayi disse...

gostei do artigo! me ajudou muito.

:: Thais Rock :: disse...

Era disso que eu precisava! Agora vou colocar em prática e ver no que dá rsrsrsrs.

Claudia Mello disse...

Difícil é manter a inteligência emocional no calor do momento, visto que antes de sermos profissionais, amigos ou o que quer que seja, somos seres humanos. Mas sei que o resultado de se manter o auto-controle é sempre o mais indicado e inteligente, no final você pode se surpreender.

EDSON BILHAR disse...

Pessoas arrogantes geralmente são solitarias e desprovidas de sentimentos, resumindo, são pessoas muito chatas, muito dificil de conviver, são pessoas que não dão o braço a torcer.

Anónimo disse...

Eu convivo com uma, é muito dificil.
Chega um tempo que cansa! É uma arrogancia atraz da outra.
Depois vem pedir descupas,
Por favor alguem comente, preciso de ajuda.

edna disse...

Comecei trabalhar com uma mulher arrogante.
Ela está num cargo que não prestou concurso.apenas por precisarem dela.e ela foi ficando. Quando comecei a trabalhar com ela fiz possível para nos darmos bem..mas ela quer tudo ao seu jeito e nao aceita idéias novas. Após uma resposta áspera que medeu,mudeo totalmente minha firma de lidar com ela..desprezo.
Trabalhamos juntas no mesmo metro quadrado. E nunca mais fui uma companhia amiga e divertida.agora só falo necessário.veji que e melhor não ter intimidade..ela pode usar tudo que falo contra eu mesma..percebi que está mau quieta e triste. Está funcionando.

Hamilton Neres disse...

Tenho um colega de trabalho que é tão ignorante e arrogante, que por diversas vezes se engasga com suas palavras sem sentido. Uma coisa aprendi dentro dos meus limites, que vou usá-lo sempre como minha experiência de tolerância, e tudo que eu puder capturar dele, e que depois de pesar, peneirar e avaliar o que não servi jogarei no lixo...

Baixinha disse...

Estou passando por uma "boa", fiquei até doente. Um ancião da minha igreja me veio impor algumas coisas das quais não aceitei e pior falei que não gostei. Comprei uma briga boa, ele não perde a ocasião para me afrontar na frente de todo mundo, eu no entrando abaixo a cabeça e fico calada vou usar essas dicas pra ver se comigo funcionarão pq tá difícil viu.

Anónimo disse...

Convivo diariamente com uma pessoa arrogante. Já chorei muito, já fiquei doente e já me senti culpada por coisas que eu não deveria me culpar. Até que aprendi que tava fazendo tudo errado. As dicas são perfeitas. Temos que nos posicionar. Sermos firmes sem desafiar. O desafio é combustível para uma pessoa arrogante. Não abaixe a cabeça. Ignorar tbm é a melhor coisa.

Anónimo disse...

A minha mulher e assim... super arrogante ja pensei em separação.. Mais eu amo ela.. e sei que um dia ela vai mudar.. só sei que no momento to sofrendo com isso mais vo lutar são 5 anos juntos.. e quando ela não ta assim e mulher por quem me apaixonei...

Anónimo disse...

Trabalho com uma pessoa exatamente ou pior que a descrissão do seu post. Ela é tão insuportável, que tive até queda de cabelo (Alopécia). Sou novo na empresa e comigo entraram mais três, ela é o pesadelo de todos, até mesmo o pessoal mais antigo não gosta de ficar perto dela. Me afastei desse terror, mas ela faz parte da equipe e pra ferrar de vez com a vida de todos ela é a supervisora! Até bater no rosto e na mão do meu colega de trabalho ela foi capaz... Ela tem a proteção da chefia por ter trabalhado durante alguns anos de graça até o setor se estabilizar. Ela se sente intocável. Estou pensando em pedir demissão assim que fizer um ano, no momento estou com apenas oito meses. Sinceramente essa é a única opção que me vem a mente para me livrar dessa agonia!

Anónimo disse...

Conheço alguém assim totalmente arrogante. Pessoas desse tipo merecem ser ignoradas, pois nada do que falam é algo interessante, só pensam em si mesmos.quando sentem que estão sendo ignorados eles acabam um pouco com a arrogância ou pioram ainda mais. Essas criaturas não tem noção do que falam e fazem . E não se importam com a opinião de outras pessoas, são muitos egoístas e postulantes.mal consigo olhar na cara dessa pessoa pois não tolero falsidade e gente hipócrita

Priscila Estevam da Silva disse...

Infelizmente tenho que conviver com uma pessoa assim, pessoa arrogante e que se acha melhor do que os outros,quando começa a falar o assunto é sempre sobre ela e direcionada a ela. A única forma de não sofrer negativamente com esse tipo de pessoa é ignorando. Só cumprimento por educac,caso contrário quero só distância de gente assim.

Andre Guilherme disse...

Eu tenho uma amigo arrogante que acha que sabe de todas as coisa ele é até bom com matemática e essas coisas da qual não domino mas só por isso ele acha ser melhor que eu i tudo agente fica horas debatendo ideas e ele n aceita que ta erra ele é do tipo que em uma briga joga gerra no seus olho para ganhar e fala que isso não aconteceu e foi tudo limpo ele crítica sua idea para VC não fazer e roba sua idea de diz que a dele as desizoes política dele e assustadora que a ditadura de volta to a ponto de esplodir

Canal do Jack disse...

Nada ver,isso só foi mais uma ladainha, para tentar ficar no primeiro top degrau.

Maiara disse...

Nossa esse texto definiu certinho a minha sogra, e um pouco do meu marido! Ela é totalmente grossa não acc ajuda, se vc.faz.algo está errado pq não é do jeito dela,quer mandar em todos, não acc opiniões até qndo ela atende alguém no telefone eu fico com pena, dos atendentes das operadoras, vou por em prática essas dicas! :)

Maiara disse...

Kkkkguilherme, eu convivo com isso todos os dias, durmo e acordo! Meu.marido é assim, e sabe o que eu faço não ligo, pq no fundo eles não querem admitir eu me.sinto.fodona de não ter esse tipo de problema, deixa pra lá derrepente é isso que ele quer fazer você explodir.

Anónimo disse...

Tá bom.Meu marido é assim, mas e os meus sentimentos onde ficam? Como saciar uma pessoa que me trata com ignorância. É difícil.

Ariadne Santana disse...

Arrasou!

Andreza Santos disse...

Tbm estou na mesma situação bjs

Anónimo disse...

Convivo com uma colega EXTREMAMENTE ESTÚPIDA e arrogante.Eu resolvi fingir que ela não existe,a ignoro diariamente e tudo que ela pede eu finjo que esqueci.DEU SUPER CERTO.Ela é a secretária do gerente.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money