6 óptimas dicas para lidar com pessoas arrogantes


- Meryl Streep encarnando brilhantemente uma pessoa arrogante no filme O Diabo Veste Prada -



Parto do princípio de que você, caro leitor, não se acha uma pessoa arrogante. Portanto, se este artigo chamou a sua atenção e você decidiu lê-lo é porque, provavelmente, conhece alguém que é tão arrogante que pensa ser Deus. Ou então que pensa ser maior que o mundo. Estou errado?

Infelizmente existem muitas pessoas assim, com quem lidamos diariamente, tendo nós de descobrir a melhor forma de comunicar com elas. Seja um membro da sua família, do seu emprego, da sua escola, ou até aquela pessoa que se sentou ao seu lado num transporte público, por exemplo.

Nós somos seres sociais, por natureza, e como tal, temos de conviver e lidar com todo o tipo de pessoas no nosso quotidiano.

Pode ser mesmo muito difícil lidar com pessoas arrogantes. Elas acreditam pouco nas capacidades dos outros e nutrem pouco respeito pelos seus sentimentos. Tendo dito isto, até soa praticamente impossível enfrentá-las mas...existem algumas maneiras que eu gostaria que você conhecesse.

INSTRUÇÕES:

1. OLHE-A CARA A CARA
Não se sinta intimidado com nada que essa pessoa faça ou diga, só para o fazer sentir-se mal. Permaneça firme e olhe-a bem nos olhos. Faça-a ver a sua insatisfação. Você não tem que se sentir pressionado por alguém que, claramente, não é sensato. 

2. NÃO FUJA 
Não faz sentido fugir de homens e mulheres arrogantes. Não tem como evitar. Eles são frustrantes, eu sei, e por vezes impossíveis de se lidar (principalmente as figuras de autoridade). Resista e não se deixa atacar quando tiver que confrontar uma pessoa assim.

3. DIGA-LHE O QUE SENTE
As pessoas arrogantes comportam-se e pensam que sabem tudo. Esse é o seu principal problema. Diga-lhe o que você pensa, liberte o que tem para lhe dizer. Ela pode nem ouvir os seus conselhos ou sugestões, optando por continuar a sua arrogância. Mais cedo ou mais tarde, quem acaba por sofrer as consequências é ela, não se preocupe.

4. MANTENHA-SE NEUTRO
Estas pessoas de "nariz empinado" comportam-se como pessoas muito influenciáveis, dizendo ter muitos amigos em seu redor. Muitas vezes, se as analisarmos bem, são inseguras e solitárias. Você pode acabar por ter pena de uma pessoa assim. No entanto, não aja contra elas com sentimentos de raiva e vingança. Isso só o irá prejudicar. Mantenha-se neutro e calmo. Não seja explosivo. Isso não o vai levar a lado nenhum.

5. EXPLIQUE-LHE OS BENEFÍCIOS DE ESTAREM JUNTOS
Se você se sentir confiante o suficiente para falar com essa pessoa e pedir-lhe, delicadamente, que não seja tão arrogante, vá em frente. Mas prepara-se para uma discussão, se for caso disso. Quem sabe, talvez se faça luz na cabeça do arrogante, portanto até é uma boa ideia de lhe dar um tempo para mudar. Explique-lhe os benefícios de trabalharem juntos ou estudarem juntos, em nome de uma boa causa. Se vocês tiverem objetivos em comum, saliente-lhe a importância de manter uma relação cordial e positiva entre vocês.

6. IGNORE-A COMPLETAMENTE
Os arrogantes podem ser pessoas extremamente irritantes, que gostam de o humilhar toda a hora, tratando-o como incompetente. É difícil lidar com esta questão, eu sei (eu próprio já passei por muitas situações destas durante o meu percurso de vida). Portanto, o meu conselho é: ignore essa pessoa sempre que puder. Não se deixe aborrecer e faça-a ver isso mesmo. Eventualmente, essa pessoa arrogante vai perceber que não o consegue derrubar e irá perder cada vez menos tempo a chateá-lo.

DICAS E AVISOS

1. Não tente ser seu amigo mas não também não seja seu inimigo. Tratando-o com a mesma arrogância só vai fazer com essa pessoa piore o seu péssimo comportamento.

2. Não se esforce demasiado a impressionar alguém que está, claramente, com o "rei na barriga". Lidar com pessoas arrogantes requer confiança em si próprio. Não entre em depressão por causa delas. Não vale mesmo a pena.

Desejo-lhe boa sorte e que seja muito feliz. Se quiser, deixe um comentário relatando a sua experiência. Pode ser que ajude alguém, também. Obrigado!

Se gostou clique em GOSTO ou CURTIR e partilhe este artigo com os seus amigos no Facebook.

7 comentários:

Maria... disse...

Hoje me deparei com uma pessoa arrogante, no começo da conversa me assustei, mas mantive o meu tom de voz e demonstrei que estava segura no que eu falava, notei que durante a conversa a pessoa foi se desarmando e pude terminar a conversa com um "muito obrigado pela sua atenção",ele respondeu educadamente "de nada e até logo", acho que me sai bem :D

Wolf disse...

As maiores arrogâncias vem revestidas de uma fina camada de humildade! As pessoas mais arrogantes e orgulhosas são aquelas que aparentam ser as mais humildes. São aquelas que evocam o trabalho em equipe mas não escutam o que a equipe diz! Frequentemente acusam outros de arrogância e até conseguem convencer os mais próximos de que fulano e fulana é quem tem o rei na barriga! Só pra terminar frequentemente pessoas bem resolvidas são tidas como arrogantes por pessoas que são mau resolvidas!

Verbenne disse...

Eu acho que não vou ter tanta sorte. Nesses dias tive uma péssima experiencia com um professor arrogante meu. Fui expulsa da sala de aula por motivo bobo e antes disso ele me humilhou na frente de todos. Agora esta me obrigando a fazer um pedido de desculpas. Não sei como faço isso.

Đιทhσ disse...

eu sou ignorante assumido, e se agir exatamente conforme estes conselhos, lhes garanto que encontrará com o fracasso, faça tudo que o "ignorante" te peça, se é mulher de um deles, dê sexo até saciá-lo, somos o mais próximo que podemos ser de caçadores, nossa natureza é assim por mecanismo de defesa, talvez não tenhamos evoluído pra nova geração. Somos pessoas de bem, apenas vivemos intensamente. alguns, além de ignorantes, são idiotas, acontece comigo às vezes, aí vale a dica de 'ignorar', mas cuidado, isso pode desencadear um universo de conflitos, se houver outros sentimentos envolvidos (pirraça/desdém/egoísmo ou qualquer outro sentimento vaidoso) esqueça essa opção, ignore mas não faça pouco caso, mantenha-se atento(a) aos interesses do parceiro, amigo, chefe ou o que quer que seja.

Dayi disse...

gostei do artigo! me ajudou muito.

:: Thais Rock :: disse...

Era disso que eu precisava! Agora vou colocar em prática e ver no que dá rsrsrsrs.

Claudia Mello disse...

Difícil é manter a inteligência emocional no calor do momento, visto que antes de sermos profissionais, amigos ou o que quer que seja, somos seres humanos. Mas sei que o resultado de se manter o auto-controle é sempre o mais indicado e inteligente, no final você pode se surpreender.

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money