07/02/2012

Ver fotos de outras pessoas felizes e sorridentes no Facebook pode causar tristeza e inveja


Já pensou que todas aquelas imagens de momentos felizes seus que você publica no Facebook pode causar tristeza em alguém?

Ver imagens de outras pessoas divertindo-se numa festa, por exemplo, ou desfrutando de uma viagem, pode produzir sentimentos de tristeza ou inveja em utilizadores que as observam, revela um estudo recente que foi conduzido pela Universidade do Utah, EUA.

A investigação revelou que os utilizadores que dispensam demasiadas horas no Facebook, podem sentir-se infelizes ao ver as fotos que os seus amigos partilham.

Para elaborar este estudo, 425 estudantes foram questionados se concordavam ou não com frases do tipo "os meus amigos têm uma vida melhor do que eu" ou "a vida é injusta", depois de ver imagens de utilizadores sorridentes, divertindo-se numa festa, numa viagem, etc.

95 por cento dos utilizadores menores de 23 anos disse que, a partir dessas questões, ficaram tristes ao observar que os seus amigos eram mais felizes do que eles. Os investigadores também argumentam que, quanto mais tempo se passa navegando no Facebook, mais se pensa na vida alheia, ficando a pessoa ainda mais deprimida.


"Há vários anos atrás eu comecei a usar o Facebook, porque várias pessoas me enviavam convites para aderir, e eu pude ver e testemunhar então, pelas diversas imagens dos seus álbuns, que muitos dos meus amigos foram muito felizes. Isso me deixou curioso", disse o sociólogo Hui-Tzu Chou, que conduziu o estudo com base nessa experiência pessoal.

De acordo também com esta pesquisa, o mau humor prevalece entre os utilizadores mais ativos, enquanto que aqueles que gastam menos tempo nesta rede social, lamentam-se menos. O grupo de investigadores da Universidade de Utah descobriram que a solução para melhorar o humor é deixar a interação virtual passando para a física e conviver com amigos verdadeiros.

E você, também se lamenta ao ver as fotos dos seus amigos no Facebook? Caia na real e viva a sua vida. Esqueça a dos outros. Concentre-se o que é real no que se possa tocar. Este é o meu conselho.


Fonte consultada para este artigo:
ABC News

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Design Blog, Make Online Money